A M-Pay, especializada em inteligência de negócios para pagamentos e gestão de “cash” via celular, acaba de liderar um acordo operacional envolvendo operadoras de cartões e de celulares e a Coca-Cola, com início no Estado de Minas Gerais.
A tecnologia já é usada no Leste Europeu a alguns anos e o objetivo da operação é ajustar e expandir um sistema de pagamento via celular que viabiliza à empresa de cartões de crédito uma forma altamente econômica de acesso ao nicho de pagamentos de pequeno valor (abaixo de R$ 10), ao mesmo tempo em que gera tráfego telefônico e estreita o relacionamento da operadora de celular com os assinantes.
Com o sistema da M-Pay, os portadores de cartão de crédito podem simplesmente usar o celular, o invés do cartão, para o rápido acionamento de máquinas de auto atendimento (“vending-machines”) da Coca-Cola na compra de produtos. Uma vantagem importante, assinala Jorge Marinho, diretor da M-Pay, está em que, neste modelo, o crédito para a compra é dado diretamente pela instituição financeira envolvida, e não pela operadora, o que mantém o interesse de cada parte envolvida e favorece a sinergia nos negócios. “Esta relação de ganha-ganha se estende também ao distribuidor, que tem o potencial de vendas fortemente ampliado pelo facilitador que é o celular”, continua Marinho.
Já são 15 vending-machines funcionando com a solução M-Pay em vários locais públicos em Minas Gerais. A expectativa da M-Pay é expandir para milhares de máquinas de auto-atendimento na seqüência.
Ainda de acordo com o diretor da M-Pay, outro diferencial da solução está na simplicidade de uso. Basta que, uma única vez, o assinante acesse uma central automática, equipada com o sistema URA (Unidade de Resposta Audível), onde é estabelecida a interface entre a empresa de cartão e a operadora pela solução M-Pay. A partir deste cadastramento, o celular do usuário passa a funcionar como um meio de acesso ao cartão de crédito, enviando códigos sonoros para o acionamento das máquinas.
“Este canal de distribuição, no qual não transitam os dados do cartão, garante à empresa de cartão segurança e confidencialidade dos dados dos clientes e isenta a operadora de outras responsabilidades que não a do acesso e a do gerenciamento dos serviços de tráfego. A função da M-Pay, neste caso, é trabalhar como um fornecedor do canal de distribuição calcado em sua tecnologia”, completa Jorge Marinho.
“Praticamente todo consumidor Coca-Cola tem seu celular e esperamos que algumas dezenas de milhões de celulares existentes no Brasil – hoje estimados em 105 milhões de unidades – estejam incorporados ao sistema de meios de pagamento até o final de 2008”, finaliza.
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