segunda-feira, 16 de julho de 2007

O clássico caso do “iPod's Dirty Secret”

Em setembro de 2003, a bateria do iPod de um jovem americano chamado Casey Neistat estava com um problema. Durava apenas uma hora de uso. Então, ele foi até uma loja da Apple no bairro do Soho em Nova York, onde recebeu a informação de que não havia conserto e nem era possível comprar uma bateria nova. A única solução era comprar um novo iPod. Não satisfeito, ele ligou para o 0800 da Apple e obteve a mesma resposta. Resolveu, então, mandar seu iPod para a empresa com uma cartinha aos cuidados de Steve Jobs. Dias depois, recebeu um telefonema da Apple com o mesmo discurso. Infelizmente a Apple não consertava e nem substituía baterias. Era preciso comprar um iPod novo.

Indignado, ele e seu irmão criaram uma página na Internet e produziram um filme chamado iPod's Dirty Secret (algo como O Segredo Sujo do iPod). Veja abaixo.




No boca a boca digital o site teve milhões de acessos. O caso teve, também, repercussão na mídia. Em pouco tempo estava todo mundo comentado. Dias após a repercussão do filme, a Apple mudou sua política de troca de baterias. Começou a vender baterias novas para substituir as danificadas e criou uma espécie de seguro, pago, para elas. Na época a empresa negou que tenha feito isso por causa dos irmãos. Coincidência ou não, foi uma vitória para os irmãos Neistat e para os milhões de donos de iPods. Um dia os livros ainda vão citar esse caso como um exemplo, emblemático, de um momento em que o consumidor começava a ganhar poder. É o poder do consumidor na era digital. E isso é só começo. Anotem aí.

Hoje, o site dos irmãos Neistat(http://www.ipodsdirtysecret.com/) reconhece a nova política de venda e reparo das baterias da Apple. “We acknowledge Apple's new battery replacement policy. Our movie is a documentation of our experience.”

Philips traz televisão com tecnologia tridimensional para o Brasil

São Paulo - TV gera duas imagens individuais que são interpretadas pelo cérebro como uma imagem 3D. Preço na Europa é de 11 mil euros.

A tecnologia chamada de WoW vx, um televisor que gera imagens tridimensionais, já está sendo comercializado pela Philips do Brasil.

A empresa está vendendo a TV para clientes corporativos, mas não revela os preços do aparelho. Na Europa, o valor médio da TV 3D é de 11 mil euros, mais de 28 mil reais.

A tecnologia 3D funciona com uma série de lentes transparentes que são fixadas numa tela de LCD. Essas lentes geram imagens distintas que são enviadas a cada olho, portanto a pessoa vê na verdade duas imagens. Essas imagens são combinadas pelo cérebro, gerando o efeito 3D.

O aparelho conta com um sistema que converte imagens em 2D para 3D automaticamente, o que elimina a geração de conteúdo específico para exibição tridimensional.

O produto é destinado a empresas, agências de publicidades e escolas.

Steve Jobs

Putz, olha o que eu achei no Tio Tube??
Nada mais , nada menos que Steve Jobs, falando a uma turma de formandos da Stanford University do Vale do Silício, Califórnia, Estados Unidos.
Bah bem que a ESPM podia trazer um cara assim pra falar na minha formatura né!!


Parte 1



Parte 2