terça-feira, 11 de setembro de 2007

23 fontes de conteúdo para seu blog falar pelos cotovelos sem parar

Achei bem bacana este artigo do alexandre Martins do quero ter um Blog,e resolvi Colopostar aqui!

Mais e mais editores descobrem que, antes de ter algo a receber, precisam ter algo pelo que receber esse dinheiro.

A resposta é conteúdo. E a qualidade não só do conteúdo, mas também a qualidade com que esse conteúdo é transmitido.

A respeito da qualidade de transmissão, pretendo em breve publicar uma série de posts com técnicas de redação que facilitarão a sua comunicação com o leitor. Sem a intenção de esgotar o assunto, no entanto.

Para o conteúdo em si, a resposta é ampla e igualmente inesgotável.

Mas andei pensando em uma série de dicas que podem ajudá-lo a encontrar assunto e nunca mais ter um bloqueio.

Cada uma delas pode ser desenvolvida separadamente, mas para uma primeira abordagem e para um auxílio mais intensivo a você publico-as sucintamente, por enquanto:

Invista na forma
Às vezes, se a resposta não vem no sobre o quê falar, ela vem no como falar. Eu já me aprofundei nisso dando 31 dicas de tipos de post para seu blog nunca mais ficar mudo.

Use o del.icio.us
Eu já ensinei um truque com os feeds do del.icio.us que vai abastecer você de assuntos não importa o tema de seu blog. O truque também pode ser usado com o Digg com algumas variações.

Acompanhe a capa do Rec6
Uma das principais características de um blog é servir de suporte para textos opinativos. Por isso, não se contente em ler e propagar as informações que você encontra nas capas do Rec6. Acrescente algo.

Acompanhe os primeiros de algum ranking
Eleja um ranking e acompanhe os editores de blog com os quais você mais se identifica dentre os melhores colocados. Enquanto você não está entre eles, vale a pena tentar descobrir o que eles dizem - e como eles dizem - que os torna tão relevantes. Enquanto você não é um nó principal da rede, use-os para se pautar, mas sempre acrescentando algo à discussão.

Outros blogs de seu nicho
Se você não lê os outros blogs que abordam o mesmo tema que você, você está perdido. O interessante é que, muito mais que concorrentes, eles são colaboradores seus. Um aponta o caminho para o outro e um serve de referência para o outro.

Converse com esses seus colegas
Pode ser por MSN, Twitter, pessoalmente no boteco da esquina ou qualquer outro meio com que você se identifique. Conversas são como bolas de neve que fazem os assuntos surgirem. São sempre inspiradoras. É preciso estar atento, pois conversas podem ser tão divertidas que um assunto pode passar batido, na distração do momento. Daí a importância do próximo item.

Anote
Às vezes uma idéia para um assunto é tão boa que você tem certeza de que não vai esquecê-la jamais. Claro que esquecerá. Anote sempre. Suas anotações são fontes de conteúdo. Se você fizesse um blog com todas as idéias que já esqueceu desde que nasceu, certamente já teria uns mil artigos garantidos. Em meu outro blog, eu ensino alguns métodos para que você nunca mais esqueça suas idéias.

Fóruns
Nos fóruns você não só divulga o seu trabalho como, freqüentando-os, você descobre dúvidas comuns que você pode ajudar a resolver, divulgando as soluções a seus leitores. Bem como também pode resolver as suas próprias dúvidas. Não esqueça de dar o crédito a quem ajudou você.

Technorati
Faça uma busca no technorati para descobrir o que outros blogs estão falando sobre seu assunto preferido. É a chance também de encontrar novos links. Se você domina a leitura de outras línguas melhor ainda. Talvez encontre abordagens que só uma cultura de outro país pode oferecer.

Alexa
O Alexa oferece os feeds dos sites que têm a maior variação de acesso para cima e para baixo (movers and shakers). Nesta lista, você pode encontrar pistas para bons assuntos. O site também oferece os feeds de termos mais buscados. Dizem que é muito bom para quem quer emplacar nos mecanismos de busca, mas não se deixe escravizar por esse recurso.

Comentários
Desde que comecei a levar blogs a sério, passei a incentivar os comentários. A melhor forma de fazer isso é respondendo a absolutamente todos. Valorizo isso, porque os comentaristas dão dicas preciosas para próximos artigos, séries ou continuações. Às vezes, o comentário é o novo artigo pronto. Peça autorização ao comentarista e dê o crédito.

Formulário de contato
Em meu blog sobre livros, se eu seguisse apenas as dicas que recebo pelo formulário de contatos ou por email, já seria suficiente para nunca mais ficar sem assunto.

Resposta a leitores
Quem faz isso muito bem são os blogs Dinheirama e o Papo de Homem. Esses editores descobriram a fonte inesgotável de temas que as dúvidas dos leitores podem ser.

Revistas e jornais
A verdade também está lá fora. Enquanto os blogs não se firmarem como um meio de informação - estão no caminho, mas ainda estão longe -, as principais fontes de informação inédita ainda serão os jornais e revistas, online ou não. Por um motivo muito simples.

Comece a cultivar fontes exclusivas
Os cadernos de telefones de jornalistas não têm preço. Neles estão todos aqueles para quem eles ligam ao menos uma vez por semana, quando não todo dia, como quem não quer nada, para saber as novidades. Imagine o quanto vale a confiança mútua entre você e uma fonte dentro da Google, por exemplo. Cultivar fontes, no entanto, demanda tempo, tato, diplomacia, paciência e ética. Você vai precisar delas se quiser se destacar, pois é delas que vêm as informações e o conteúdo exclusivos.

Livros
Livros estão parados no tempo e nem sempre trazem novidades. Mas nem só de novidades vive um blog. Um blog deve trazer coisas que interessem aos seus leitores. Um livro como Dom Quixote de La Mancha, por exemplo, é tão rico que tem coisas que podem interessar a dentistas, engenheiros, militares e até quem sabe especialistas em AdSense. Livros, sobretudo os mais antigos, têm a vantagem de ser fonte de informações que sobreviveram à passagem dos séculos e portanto são de alta relevância.

Assessorias de imprensa
Está na hora de os editores de blog mais sérios procurarem as assessorias de imprensa relativas a seus assuntos e dizerem que existem como potenciais divulgadores. As assessorias de imprensa não servem apenas para divulgar releases. A principal função delas é intermediar o contato entre você e pessoas que podem dar uma base melhor para os temas abordados em seu blog. Tanto em meu blog sobre livros como no sobre investimentos já tive oportunidade com esse tipo de contato.

Autoridades
Por mais que você domine um tema, sempre haverá uma autoridade maior, mais antiga ou mais importante nesse nicho. Elas sempre podem ser fontes para entrevistas ou novos artigos. Para chegar a elas, às vezes é necessário estar familiarizado com o item anterior.

Eventos
Eventos como o BlogCamp são fonte para muitos assuntos. Basta ter acompanhado a Rede Brasileira de Blogs na última semana para ver como isso é verdade. Mas não é só isso. O mundo não se resume a blogs. Se você tem um blog sobre carros, por exemplo. Vá a feiras automotivas, corridas e a todo o tipo de evento que com ele se relacione. Faça a cobertura. Você não precisa ter uma carteira de imprensa para isso. Basta estar lá. Se o seu blog é sobre culinária, vá a feiras gastronômicas e assim por diante. Se o seu blog não tem tema, vá a qualquer evento de que você goste e fale sobre ele. Cada evento, tem pelo menos uma centena de coisas sobre as quais se falar.

Datas comemorativas
Os jornais se aproveitam muito desse recurso. Faltou assunto? Olhe na folhinha. No calendário, sempre há uma data comemorativa e para cada uma há uma maneira criativa de adaptar o seu tema para gerar um artigo inovador.

Pessoas
Ouça as pessoas. Diga o que você faz, fale sobre o assunto do seu blog. Todo mundo adora dar opiniões e contar histórias. Filtre as coisas legais que as pessoas dizem e aquelas opiniões mais comuns e você sempre terá o que dizer. Pessoas mais velhas são ótimas para isso. Não se surpreenda se, de repente, seu avô virar colaborador de seu blog.

Cursos
Faça um curso. Claro, um curso em uma área abordada por seu blog. Conte aos seus leitores o que aprendeu e o que foi mais proveitoso. Não esqueça de dar o crédito ao seu professor.

Organize um curso
Ah, não há ninguém dando um curso em sua área? Então organize o seu próprio curso, cara-pálida. Provavelmente você é a maior autoridade nesse tema em toda a Rede Brasileira de Blogs. Aprenda a ver as oportunidades. Depois conte como seus alunos reagiram ao curso no seu blog. Peça depoimentos a eles quanto aos resultados. Com a devida autorização, os depoimentos podem se transformar em mais conteúdo para o seu blog.

O que é mais importante? Planejar ou executar?

Hoje pela manhã recebi um e-mail da HSM sobre um artigo já antiguinho do Alexandre Freire com a seguinte pergunta: O que é mais importante Planejar ou executar? Como eu sei que muitos não tem acesso a revista por que é cara, eu assinei e trago eles aqui para vocês, com uma síntese feita por mim.

Na hora me veio a pergunta a cabeça, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha! Fui ler o texto e a cada frase mais eu pensava em como eu poderia medir dois pesos destes de maneiras distintas, pois acredito que um não funcione sem o outro. Se eu planejar e não executar, eu terei apenas planos, e se eu executar sem planejar eu correrei o risco de estar atropelando um monte de ideias que podem prejudicar anos de trabalho. Todo mundo sabe que uma execução sem um plano tem grandes chances de falhar. È por dinheiro fora, atirar no pé. O que ele argumenta é que é na fase de execução que os problemas começam a aparecer, que as coisas começar a dar errado.

A questão é que não basta ter a estratégia certa. A menos que as grandes idéias sejam traduzidas em passos concretos de ação, a estratégia será inútil. Quando olhamos para o ano que passou, e identificamos os maus resultados, as pessoas tendem a culpar a estratégia.

Tudo bem, isso esta certo mas a pergunta que faço é PORQUE?? E eu sei responder, ao menos me atrevo. Acontece por que o plano é feito com determinadas informações, num mercado globalizado onde as transformações acontecem em segundos e os planos se mantém os mesmos. Planos são feitos para serem atualizados, mesmos os planos feito para longo prazo. Mas é claro que há falhas. Fazer um planejamento envolve tempo, pesquisas aprofundadas e dinheiro. As empresas investem em planos defeituosos e por isso os imprevistos acontecem ao longo da execução. Outro detalhe que acho importante é que empresas são feitas de pessoas e apartir do momento que a estratégia, que o plano não se adeqúe a quem esta alo executando ele tente a dar errado mesmo: Desmotivação, descomprometimento, indisciplina, todos estes fatores devem estar dentro de um plano.

Se minha missão é "ser uma empresa reconhecida pelo atendimento", na hora de executar eu colocar uma pessoa que diga "Alô" ao invés de "Empresa com melhor atendimento da Cidade, Bom dia" , é óbvio que meu plano estará errado, por isso o plano precisa prever as pedras que poderão surgir no meio do caminho, e estar sempre sendo atualizado, revisto, modificado, e não apenas sufocado dentro de um HD!

Poder x motivação – Quem já trabalhou com um chefe dotado de personalidade centralizadora sabe o que é se sentir menor, inexpressivo e irrelevante. O chefe gera medo, o líder gera respeito. O poder, caros amigos, não está mais nas mãos dos que centralizam a informação. O poder está nas mãos daqueles que as descentralizam e, acima de tudo, disseminam o conhecimento durante o processo de planejamento e execução.

Então, era nesse ponto que eu gostaria de chegar. Um plano é feito por uma empresa, que diz conhecer a tua empresa, ou o plano é feito por um executivo dentro da organização que apenas faz o plano, mas que não compete a ele acompanhar a execução e sim ao seu chefe, seu lider! è como fazer e um filho e não cuidar, não manter ele, não acompanhar seu desenvolvimento, seu crescimento. Deve haver a descentralização da informação, motivar aqueles que o fizeram a executar de uma maneira correta. Escute seus colaboradores, aprender com quem tem algo a lhe ensinar, mostra que você acredita naquilo que esta escrito ali, e se não acreditar, se não tiver tempo de ler, não ponha em prática, pois o erro será inevitável. Nunca esqueça que o mundo esta em constantes mutações e que um bom plano também deve estar. Ao detectar algo que possa estar errado, ou a perceber que determinado ponto possa estar falho, pare, e reveja!
Mude a maneira de fazer reuniões. Vários estudos comprovam que reuniões são considerados um saco, chatas e não produtivas.. Reinvente sempre, faça algo diferente

Neste artigo ele cita a colocação de James James Hunter, autor do livro O monge e o executivo, que já li e adorei, acreditei muito nas palavras dele e sigo este posicionamento para minha pessoa como lider, acredito piamente no amor (parece estranho , mas é o amor sim!) e que pessoas que trabalham com amor, tem chances muito maiores de perceber os acontecimentos, e de aperfeiçoarem-se. È a diferença entre poder e autoridade.

Isso requer compromisso, paixão, investimento nos liderados e clareza por parte do líder a respeito do que ele pretende conseguir do grupo”.Um bom processo de planejamento é uma das melhores formas de ensinar seu pessoal sobre com executar, e de comprometê-los com a execução. O papel do líder é indispensável neste momento. Não é a capacitação técnica em si que garantirá o sucesso da execução do projeto.
Não é o inglês fluente sozinho que fará com que a estratégia bem pensada pela gerência saia do papel para a realidade. Nem mesmo as habilidades e competências diferenciadas de um grupo de pessoas serão suficientes para levar a cabo o projeto escolhido pela alta direção da organização.

Num terceiro ponto, Alexandre desenvolve no seu artigo que é necessário "Recompensar quem faz" , dizendo que parece óbvio mas que na verdade não é, e creio que ele tenha razão, e vejo que este também é um ponto importante para que a execução de um plano dê certo. Vejo a recompensa não só financeira, isso passou a ser essencial num mundo capitalista, mas a recompensa que nos estimula, faz sentirmos forte emocionalmente, que engrandece a alma.
È preciso adotar sistemas de integração, onde cada departamento dependa do outro em total harmonia, agregando assim valor ao projeto em execução.
Diferencial é tudo, não apenas uma palavrinha, é tudo mesmo!! Aprenda a diferenciar seus executivos também, recompensando todos da mesma forma estaremos não criaremos uma cultura de execução.Para gerar uma cultura corporativa empreendedora, com alma executora, almeja-se que funcionários e departamentos se tornem integrados e parceiros, gozando de autonomia e independência para iniciar e conduzir projetos de alto valor agregado.Existem hoje muitas organizações simplesmente iguais, com funcionários iguais, com personalidades, currículos e experiências iguais, gerando idéias e pensamentos iguais, produzindo resultados iguais, em formas iguais, com qualidade e preços iguais. No final, o resultado não poderia ser outra coisa a não ser termos empresas iguais.

Ainda teria mais assunto para continuar a analisar este artigo, mas preciso trabalhar ...
E textos longos demais acabam se tornando chatos, eu sei!!
Reflitam um pouquinho antes de reclamar que as coisas não estão dando certo! As vezes uma simples palavrinha na missão da empresa pode mudar tudo! Eu acredito muito nisso..
Amo vocês!