terça-feira, 17 de julho de 2007

Mashups: re-criando a web

Há dez anos atrás, o mais importante na Internet era o formato como as informações eram apresentadas, normalmente em uma página estática de linguagem html sem muitos recursos. Mas esse formato estava ainda longe de se tornar o que conhecemos hoje. Ao longo da década que se passou, a evolução da web e da tecnologia permitiu que documentos e arquivos fossem divididos de forma cada vez mais dinâmica e direta entre usuários, computadores se interligaram via p2p e novos programas e serviços começaram a surgir.

Recentemente os feeds de RSS trouxeram um novo conceito de como se consome conteúdo na web. Esses aplicativos permitem que o conteúdo de diversas fontes de interesse, como notícias e blogs possam ser lidos sem a necessidade de acessar o portal ou site.

Chegamos hoje a um ponto onde o que importa realmente não é a forma como as estruturas são apresentadas, mas sim o conteúdo que é apresentado. Os dados e informações podem ser explorados e integrados de diferentes maneiras, em diferentes formatos, para diferentes interesses. Dessa natural evolução da internet e de suas novas necessidades surgiram as Mashups.

As mashups (misturas, em inglês) são arquivos web-hibridos, que agregam os dados e s funcionalidades de sites diversos, e isso é resultado de uma interface – na maioria das vezes pública – que permite que esses recursos sejam acessados de outro ponto. Essa interface se chama API, sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, que consiste de uma série de padrões e rotinas que codificam as funcionalidades de um aplicativo.

Essa nova ferramenta permite tanto aos programadores experientes quanto aos usuários leigos que personalizem uma página com os assuntos de fontes de seus interesses. Essa nova estrutura de apresentação de dados é mais dinâmica democrática. Possibilita às pessoas que consumam o que realmente tem interesse.

Um dos sites de mashups mais famosos é o Netvibes, que recentemente anunciou ter mais de cinco milhões de usuários é tido como um dos maiores aglomeradores de serviços na web, já que possui leitor de RSS, serviço de e-mail, fotos, vídeos, leitor de notícias, entre outros serviços de grandes plataformas como o Google e o Yahoo.

Oportunidade até para as gigantes
Desde fevereiro, Yahoo, Google e Microsoft lançaram ferramentas online de criação de mashups. Quem também liberou parte de seus APIs foi a Amazon e o Ebay, de olho na capilarização das oportunidades dos milhões de blogs anunciarem seus produtos.

O Google permite agora que seus famosos mapas sejam interligados com serviços de outros sites, trazendo um novo conteúdo com novos serviços. Foi o que fez Paul Rademacher, que criou o Housingmaps, hibrido do Craiglist, famoso site de imóveis dos EUA com o Google Maps. O serviço é um sucesso e o criador e se tornou mundialmente conhecido por iniciar com essa inovação as Mashups, além de ser contratado pelo próprio Google.

O Yahoo lançou o Yahoopipes, voltado para usuários sem habilidades em programação. O sucesso foi tanto que o buscador foi obrigado a interromper no dia seguinte as inscrições. O serviço funciona com o fluxo de informações provenientes de diversas fontes em apenas um ambiente.
Em uma interface que lembra uma prancheta de engenheiro, o Pipes oferece, em sua coluna da esquerda, blocos arrastáveis que contêm o conteúdo de serviços como Flickr, Google Base, Yahoo Local e buscas do Yahoo.

Engana-se quem pensa que a Microsoft apenas segue as tendências online promovidas pelo Google ou Yahoo. Prova disso é o seu serviço Live.com, que permite uma total integração de seus serviços na web, como o livespace, MSN e o novíssimo Microsoft Virtual Earth, onde é possível ter uma visão privilegiada de alguns pontos do planeta usando o recurso do bird eyes. De olho nessas novas tecnologias, empresas já começam a usar esse tipo de recurso, adaptando aos seus negócios e interesses.

Foi o caso da VISA Europa, no seu novo site, disponibiliza para os portadores um mashup que integra o Microsoft Virtual Earth, MSN, conteúdo sobre restaurantes, viagem e diversão e ofertas da bandeira por todo Velho Continente. O usuário tem a possibilidade de fazer a busca por um destino e em seguida consultar se existe uma oferta naquela cidade ou região.

Com um simples mouse over, o usuário confere a cidade, o diferencial oferecido e também se está bem cotada por outros portadores que já aproveitaram a promoção. O próprio usuário pode identificar no mapa um lugar que julga interessante em sua cidade ou país e divulgar para amigos. Essa “descoberta” enriquece a página e numa experiência colaborativa de web 2.0 possibilita aos usuários e portadores de cartões a conhecer o que antes parecia improvável.


Desafios da nova plataforma
As Mashups mostram, mais uma vez, a rápida evolução da web interligando mapas, notícias e fotos, em um sistema ainda mais conectado. Embora sejam usadas mais de maneira lúdica do que como negócios a nova tendência da web pode-se tornar uma grande surpresa no mundo dos negócios.

Hoje temos milhões de serviços disponíveis para ser inseridos em tipos de plataformas diversos, existe a possibilidade de que nem todos os usuários tenham paciência de englobar seus conteúdos preferidos, o que abre um precedente para que empresas o façam, aliando outra tendência muito forte na web, a geração de conteúdo.

O desafio para as grandes empresas hoje é conseguir entender o poder, as possibilidades de negócios e oportunidades no mercado brasileiro que, segundo a AIB, atingirá no final de 2007, 37 milhões de internautas.

Para os profissionais de marketing que tem a interrnet como foco, é preciso compreender a web e as novas aplicações como plataformas para suas ações e negócios de maneira rentável, tanto para seus clientes como para suas próprias empresas.

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