sábado, 2 de junho de 2007

Propaganda comparativa no Brasil

Tenho ouvido várias discussões em torno de Hard Sell, ou melhor, propaganda comparativa. Mas e ai, pode ou não pode?
Com interresse no assunto resolvi buscar o que a lei brasileira nos diz a respeito:

O Código de Auto-Regulamentação do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária - CONAR, em seu artigo 32 também adotou posição similar:
“Artigo 32 - Tendo em vista as modernas tendências mundiais - e atendidas as normas pertinentes do Código da Propriedade Industrial (Lei n. Parágrafo 5.772, de 21 de dezembro de 1971) - a publicidade comparativa será aceita, contanto que respeite os seguintes princípios e limites:
a) seu objetivo maior seja o esclarecimento, se não mesmo a defesa do consumidor;
b) tenha por princípio básico a objetividade na comparação, posto que dados subjetivos, de fundo psicológico ou emocional não constituem uma base valida de comparação perante o consumidor:
c) a comparação alegada ou realizada seja passível de comprovação;
d) em se tratando de bens de consumo, a comparação seja feita com modelos fabricados no mesmo ano, sendo condenável o confronto entre produtos de épocas diferentes, a menos que se trate de referência para demonstrar evolução, o que, nesse caso, deve ser caracterizado;
e) não se estabeleça confusão entre produtos e marcas concorrentes;
f) não se caracterize concorrência desleal, denegrimento a imagem do produto ou a marca de outra empresa;
g) não se utilize injustificadamente a imagem corporativa ou o prestigio de terceiros;
h) quando se fizer uma comparação entre produtos cujo preço não é de igual nível, tal circunstância deve ser claramente indicada pelo anúncio.”

Sabemos que os Estados unidos é lider em provocações, mas o Brasil engatinha também e algumas marcas acabam endo que retirar ou modificar seus comerciais do ar. Mesmo assim deixo minha posição em relação ao assunto: Eu amo propaganda provocativa e principalmente ver marcas "brigando" no ar. Sempre criativas, inplicantes, audaciosas, como devem ser.
Um exemplo bem recente é este da Nestlé batendo de frente com a Danone.
Empresas do meu Brasil, continuem a fazê-las, pois mesmo que os meios legais e veículos de massa vós impressa, já inventaram "Graças a Karim, já temos o Tio tube!!

Nenhum comentário: