A Nova era da comunicação.
Isso se chama viral:
Texto: Daniela Serena Bastos
Uma mistura de "Velozes e furiosos" com "Mamãe comprei minha primeira câmera e agora só quero sair por ai fazendo vídeos".
http://www.youtube.com/watch?v=SpuAwPs0piw
Parece né, mas a verdade é que todo mundo sabe que este vídeo não foi feito apenas por dois adolescêntes indo para a serra no final de semana, por trás dele existe toda uma equipe competente e responsável pela ação, dando a ele:
Views: 89,952 , Comments: 119 e Favorited: 39 times em menos de um mês!!.
O que faz com que as pessoas gostem do vídeo e principalmente façam dele seu vídeo favorito é justo o fato de ele parecer ter sido feito por qualquer um.
"Eu gostei do vídeo, pois posso mandar para todos meus amigos, posso dar muitas risadas com eles na frente do PC, e posso me identificar com ele, eu me identifico com o vídeo, eu idealizo aquele momento, todos querem ir para serra no final de semana com seu super Fiat Punto"
Olha esse aqui então, preste atenção nas músicas, nos detalhes e na fonte dos dois vídeos, esses detalhes é que devem ser percebidos.
http://www.youtube.com/watch?v=VGdQ43nsaIo&mode=related&search=
Viu a velocidade que marcou o ponteiro?? Sabe o que acontece se a Fiat faz isso na TV, é censurada, gasta uma fortuna e o Conar manda tirar, como fez com o Palio!
fora que precisa mostras tudo nos míseros e odiados 30`.
Outro detalhe é que talvez não seja notado,( pelos leigos pois quem conhece o psicologia do consumidor, não só nota como trabalha em cima disso) é que estes vídeos estão despertando nos jovens o desejo de terem seu Punto, para fazer seu vídeo, para serem os "atores" principais.
Entende a lógica ?? Eu vejo um vídeo desses, ou 347 (que é o numero já disponível de vídeos), sinto vontade de comprar. Entro no Msn para falar com minha amiga, meu amigo e vejo um lindo banner do Punto, vou até a concessionária, vejo, gosto, compro e FAÇO MEU VÍDEO.
Fazendo um vídeo eu vou passar para meus amigos verem , que irão assistir, aproveitando para verem outros vídeos, e mandando para outros amigos que cumprirão o mesmo ciclo. È quase subliminar.
O terra tem seu concurso " você diretor" que te dá MP3 player, TV`s de plasma e claro câmeras de vídeo!! Não sei por que mas algo me diz que tem alguma coisa por trás destes concursos aparentemente Bestas segundo alguns ( na na minha opinião não tem nada de besta, é uma ótima sacada de marketing), .
Bom, um concurso besta, que dá prêmios irrisoriamente bestas, tem uma audiência de 100%, pois as pessoas ainda continuam e continuarão por muito tempo gostando de assuntos betas (Como a Bruninha acabou de falar " De lingerie Debora Seco aumenta audiência de novela, ou melhor ainda como vi no documentário, muito além do cidadão kane " Princesa Daiana vem ao Brasil e exibe boa forma na piscina do hotel", noticiado em pleno JN por Cid Moreira).
O terra faz um relatório de audiência, mostra que no mês de agosto teve 1 milhão de acessos, não conta para o anunciante que esta cota de acessos foi em função do concurso besta e vende seus espaços por um valor NADA BESTA!!!.
O nome disso se chama Marketing de Permissão, que segundo Seth Godin, o Target (que não é mais considerado Publico Alvo, mas isso é assunto para outro Post)
não só permite que a comunicação chegue até ele, mas principalmente, ele procura, na hora que quer,como quer, e o quanto quer, e sabe por que isso tem dado tão certo, pois o internauta sabe que vai encontrar aquilo que procura.
Você molda sua mensagem de tal maneira que os clientes queiram recebê-las. Elas prestam atenção voluntariamente. SIMPLES!
Já tentou procurar um vídeo, sobre qualquer assunto e não achar? Seria impossível alimentar a rede sem a ajuda dos consumidores, mas também seria impossível mante-la sem a experiência dos profissionais.
Morre aqui o marketing de interrupção, e eu não fico nem um pouco triste!!!
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
DSB: A nova era da comunicação - Isso se chama viral
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DSB: A nova era da comunicação - Isso se chama viral
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