Finalmente você percebeu que uma das formas mais eficientes para divulgar a sua empresa e manter contato com o seu público é um blog, afinal, relacionamento é a alma do negócio.
Além disso, nas próximas gerações, ferramentas de comunicação que permitam um corpo-a-corpo mais próximo com o cliente serão muito mais úteis que os veículos mais comuns de hoje.
Mas, depois dessa sábia constatação, você vai pensar: mas, macacos me mordam e camarões me belisquem, quem devo contratar para essa tarefa crítica?
Já sei! Um jornalista!
Péeeeeeeein!
Resposta errada!
Um jornalista não é uma boa opção.
Também não pense no seu assessor de imprensa. Esta não é a especialidade dele.
E observe que quem lhe escreve estas linhas é um bacharel em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo. E dez anos de redações no currículo.
Embora muitos jornalistas sejam bons comunicadores e tenham texto exemplar, nenhum teve em suas faculdades uma matéria que ensinasse a editar um blog. Muitos nem sabem o que é isso e têm muito a aprender com blogueiros.
Inclusive, há algumas semanas acreditava-se que blogar era coisa que até um macaco saberia fazer e que essa atividade não precisaria ser ensinada.
Na verdade, apesar de tratar-se de uma tarefa um tanto complexa, não existe nenhum curso que ensine a editar um blog profissionalmente.
Ainda.
Mas vejo que sua dúvida, então, continua. Quem contratar?
Escolha um especialista
em seu produto ou serviço
Procurar um editor profissional de blog diretamente nos rankings do Technorati ou do BlogBlogs pode ser um erro.
Sem dúvida que, se o blogueiro está entre os primeiros, ele tem habilidades sociais e outros diferenciais que fizeram com que seu blog se tornasse popular.
Mas nem todos dentre os melhores ranqueados terão a desenvoltura para manter um blog na especialidade de que sua empresa precisa.
Primeiro faça uma busca por um blog que esteja em seu nicho. Se encontrar vários, talvez aí sim seja uma boa idéia verificar qual o melhor ranqueado. Mas lembre-se de que nem sempre um ranking tem os critérios que mais interessam a você.
Leia os textos, verifique os links e como o editor trata os seus leitores e os outros editores. E decida você mesmo.
Não encontrei ninguém
no meu nicho! E agora?
Se você tiver dificuldade em encontrar alguém blogando sobre o assunto que lhe interessa meu conselho é que você navegue um pouco mais pela Rede Brasileira de Blogs. Conheça os blogueiros e seus blogs.
Talvez você descubra um blogueiro versátil e flexível o suficiente para tratar de qualquer assunto, disposto a aprender e a traduzir as idéias de sua empresa para esse veículo tão peculiar que só ele domina: o blog.
Conheça o Via6
Nem todos os editores tratam em seus blogs dos assuntos em que são, por formação e experiência, especializados.
Porém, no Via6, você vai encontrar diversos perfis profissionais. Muitos dos que ali estão cadastrados são editores de blog e estão familiarizados com todo o potencial que essa poderosa ferramenta de comunicação oferece.
Quem sabe você não encontra alguém?
Ainda não encontrei
ninguém: resposta é…
um jornalista!
Acho difícil que o nicho de sua empresa seja tão obscuro a ponto de não haver ninguém blogando sobre esse assunto nos próximos dois ou três anos, no máximo. Mas se, mesmo assim, você não encontrou alguém, um jornalista pode ser uma boa resposta.
Mas, claro, um jornalista que saiba usar um blog como ele deve ser usado e que conheça os melhores caminhos de, digamos, espalhar as suas boas-novas.
Eles também têm coisas a ensinar a blogueiros e diversas características que os tornam aptos para abordar qualquer assunto desde que devidamente informados pelas fontes.
Bons jornalistas são capazes de traduzir qualquer assunto complexo para uma linguagem adequada para o grande público.
Porém, esse não é um privilégio dado unicamente por uma faculdade. Profissionais de outras áreas também podem ter essa característica.
Quanto pagar a um
editor profissional
para o blog de
minha empresa?
Quanto você deve pagar? Essa é uma pergunta cuja resposta depende da quantidade e da qualidade do trabalho desejado. Óbvio.
Trata-se de um trabalho altamente especializado. Por se tratar de contato direto com o público - em maior ou menor grau, de acordo com o interesse de sua empresa - é um ponto crítico de comunicação.
Portanto, o valor do seu investimento deve ser muito bem pesado na hora de fechar negócio.
Recentemente, recebi o convite para escrever o blog que uma grande estatal faria para acesso exclusivo dos funcionários. O trabalho previsto para dois meses, que incluía um artigo por dia, iria render-me R$ 5 mil.
Infelizmente a empresa de comunicação que participava da concorrência ficou em segundo lugar. Ainda assim, pude começar a formular minhas conclusões sobre valores.
Outro parâmetro comparativo pode ser a tabela de preços dos Sindicatos de Jornalistas. No sindicato paranaense, no momento, uma matéria com 1440 caracteres custa quase R$ 100.
Arredonde-se o valor para um artigo por dia nesse tamanho aproximado, considere-se o trabalho exigido por links, gerenciamento de comentários, divulgação de artigos e todas as outras tarefas desenvolvidas por um editor profissional e R$ 3 mil é um investimento justo. Pra começar.
Claro que outros valores, para mais e para menos, podem ser negociados, envolvendo fatores variados como dedicação, número de artigos diários ou até mesmo resultados.
Porém creio que um valor muito menor que esse implicará serviços menos profissionais do que você espera para uma parte tão delicada e importante de sua empresa quanto a comunicação direta com o público.
Blog é isso. Comunicação direta com o público. Escolha o profissional correto e invista nele o valor merecido.
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Como escolher o editor para o blog de sua empresa e quanto pagar a ele
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