quarta-feira, 11 de julho de 2007

Dia da pizza é para fazer campanha institucional ou é pra alavancar vendas?


Não sou de fazer isso mas dessa vez não posso deixar passar batido minha percepção em relação a falta de planejamento das agência, ou melhor ainda, a falta do foco no cliente.
È engraçada(ou triste, dependendo do ponto de vista)como as grandes agência esquecem do cliente!!
Falam, falam, falam, "Temos que nos preocupar com os clientes", "Aqueles que não focarem no cliente estarão perdendo mercado", a internet cria o conceito do novo consumidor, blablablabla...

Por que isso hen, por que não se preocupam de fato com o principal motivo de uma marca existir?

Ontem foi o dia da pizza, muito bem,muito legal.
Abro a página do terra e vejo um banner da Perdigão. Abro a ZH e lá esta um anúncio de página da perdigão (assinado pela Y&R).

Achei de mais, institucional, fortalecimento de marca, ual!!

Postei no blog, dei crédito para o senhor "Justos", até que de noite, lá estava eu no Galo,e resolvi ler a Zero novamente, com mais calma... e foi ai que prestei atenção na mancada que o tio Justos deu (tô a horas tentando achar uma dele) ao esquecer do principal motivo a se anunciar "Pizza" no "Dia internacional da Pizza" VENDER!!!

Dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, dia da criança, dia do dia, dia da noite do dia, dia do fulano, dia de vender mais.

È puro comercio e a Y&R esqueceu deste pequeno detalhe ao fazer uma campanha nacional.
Agora muitos que estão lendo devem estar falando, bah que menina chata, nem sabe o que esta falando... pois bem, sabe o que quero dizer com toda essa enrolação?

Quero dizer que na página ao lado da do MRSº J esta a do "Tio Mart", conhecido como Nacional aqui em Porto Alegre, e pequeno detalhe é que a pizza da sadia estava anunciada a R$ 3,99.
Tem noção, sadia a R$ 3,99!!!

Quando me dei conta, na hora, impulsivamente, coloquei meu casaquinho, atravessei a rua e fui no super!!
Precisava comparar preço, ver se as pessoas estavam comprando pizza, (Falando nisso Rael, to esperando pra irmos no super hen, já montei até o chek List de tudo que precisamos comparar!!), e principalmente ver a que preço estava sendo vendida a "Apreciatta".

Quando cheguei no super ficou mais claro ainda que eu estava certa, eu olho pro lado tem uma senhora com umas 10 caixas de pizza e adivinha? Sadia!!

Sério,eu não podia estar errada, dia da pizza não serve pra fortalecer marca, serve pra vender!!!!

A Y&R esqueceu de anunciar no canal mais propício para a data - Encarte de promoções do Wall Mart ou de qualquer supermercado que fosse!!

Que adianta banner eletrônico, anúncio de página em jornal, tv??
Qual o resultado dessa ação? Consumidor olha a pizza, lembra que hoje é dia da pizza, da vontade de comer pizza, liga pros amigos e marcam de comer pizza, vão ao supermercado e adivinha qual pizza eles vão comprar?
Perdigão, a que estava anunciada em página inteira da ZH (R$ 24.000,00 o anúncio) e que no PDV esta R$5,48 ou a Sadia que todo mundo adora que sempre esta caríssima e que esta sendo vendida a R$ 3,99???

Parem de colocar "banca" caros homens da publicidade e passem a lembrar como funciona os hábitos de consumo de cidadão brasileiro! Tratem o cliente como ele deve e que ser tratado!! Brasileiro procura preço, varejo dev oferecer preço, pizza no dai da Pizza deve ter preço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A dúvida que fica é, será que eu realmente peguei uma falha do Justos que pecou no planejamento, ou será que a falha esta no marketing da perdigão.
A verdade é que a perdigão gastou maior grana pra comemorar o dia da pizza e com certeza quem saiu ganhando foi a sadia que deve ter vendido muiiiitttoo no dia de ontem!!

Quem também deve ter adorado o dia da pizza é a Coca cola, hahaha
Deve ter vendido umas a mais....

Um comentário:

Maria Renata Storto disse...

hey! muito legal seus posts sobre o dia da pizza. eu e amigas estamos fazendo um trabalho interdisciplinar pra facul sobre a apreciatta... e suas constatações foram de grande utilidade. principalmente o lance do preço da pizza da Sadia ter sido bem mais baixo que a apreciatta numa data tão estratégica e, como foi visto, tão mal aproveitada pela Perdigão!
a comunicação da Perdigão, como um todo, tá a anos luz da feita pela Sadia. levaria tempo e muito, muito esforço pra criar na Perdigão uma qualidade percebida pelo consumidor tão forte quanto a da Sadia. enfim.. tô viajando já, preciso continuar aqui.

abraço!