segunda-feira, 23 de julho de 2007

Branding na web ou e-Branding

Branding na web ou e-Branding são todas as técnicas utilizadas para incrementar o valor da marca de um site. Uma tarefa árdua e complexa pois e-Branding e usabilidade são controversos em muitos pontos. Em contrapartida Webdesign criativo e não formalizado assim como animações flash têm grande força em e-Branding.
Então estamos diante de um impasse, devemos optar por um site leve e rápido como é proposto pelas normas de usabilidade ou por um site com imagens e animações que destaquem uma marca um produto ou uma idéia?

Segundo os psicólogos e estudiosos de marketing as pessoas possuem déficits de estima que surgem aleatoriamente em suas vidas. Esse déficits variam de pessoa para pessoa assim como a forma de compensar os mesmos; algumas pessoas vão a boates para conquistar outras e se sentirem bem; outras tentam se superar em exercícios físicos, porém a principal maneira de aliviar esse déficit é comprando produtos e bens; o ato de comprar está relacionado diretamente com a auto-estima nas sociedades de consumo e por conseqüência com o Branding tradicional que procura através da marca associar a realização pessoal ao ato da compra.

Também faz parte da psicologia humana a importância dada a opinião do 'próximo', na verdade quase tudo gira em torno disso e do sexo; por exemplo se comprarmos uma roupa nova além do prazer no ato da compra; subconscientemente a preocupação não será se a roupa estará confortável ou não mas sim a opinião que os outros terão, a marca faz diferença nesse instante.

Na web, navegar é uma atividade solitária, os usuários falam: 'eu navego pela rede', e nunca: 'navegamos', não é visível aos 'próximos' o diferencial de ser usuário de um site ou de outro, o ambiente para divulgação de marca é totalmente diferente. Levar a compensação de déficit de estima para o ato de navegar é outra atividade árdua.

Seria possível levar compensação de déficit de estima para a web?
Com esse conjunto de indefinições (priorizar Usabilidade ou o e-Branding; como compensar o déficit de auto-estima no uso de internet e não somente no ato da compra, compensar o ambiente solitário de uso, etc) surge outra dúvida:

A internet é mesmo um meio propício para criação de marcas ?
Sim, a rede é realmente um novo meio de divulgação de marcas, e surpreende pelo seu potencial. Atualmente ela é utilizada pelas empresas tradicionais como força auxiliar para Branding Tradicional geralmente através de cross-marketing (uso de n-midias para divulgar marca ou produto/serviço).

Em termos de e-Branding puro ou seja a divulgação de sites como marcas, a campanha publicitária encontra força no marketing viral que é a forma mais rápida de crescimento de uma marca web. Quando falamos de 'marca web' não estamos nos referindo ao Branding de produtos oferecidos por um site mas ao próprio site e nesse caso o nome do domínio tem muita importância e ele talvez seja na maioria dos casos a própria marca. Casos clássicos são o yahoo.com, o google.com e o cade.com.br(no Brasil) que possuem nomes simples e fáceis de serem gravados e mais importante de serem divulgados. É muito fácil falar para o seu amigo acessar o site cade.com.br do que o site pricewaterhousecoopers.com (este é um bom exemplo de Branding tradicional\E-Branding,no caso o site é redirecionado para o acrônimo pwc.com)

Outra ferramenta única da internet que potencializa a sua força como ambiente de divulgação de marca é o fato de ser possível analisar todos os hábitos de uso de quem está navegando em um site, possibilitando definir bem os seu gostos e preferências dentro do site. Em outras palavra e-CRM e e-Branding são parceiros, definir bem o gostos de um usuário web é vital para redefinir um site e saber se é primordial rever o design ou os processos.

Webdesign é outro aliado fortíssimo da divulgação de um site como marca, uma desenho, um ícone ou uma animação são muito mais fáceis de serem memorizados do que um site estático ou de conteúdo textual, daí o motivo do logo do google ocupar aproximadamente 30% da home do site. A questão da usabilidade e Branding é polêmica porém vale lembrar que a promoção da marca está relacionada a audiência e não a usabilidade, ou seja a resposta a primeira pergunta do artigo é :

- Priorize a audiência, sempre! Analise através de sua ferramenta de CRM se seus usuários preferem um site mais 'animado' ou um site minimalista.

Liderança tecnológica é outro fator decisivo na guerra por promoção na web e acessibilidade tem um papel decisivo atualmente, já que os sites complexos que lidam com recursos de multimídia atraem mais a audiência.

E-Marketing bem aplicado é outra fonte de sucesso na divulgação da marca web, basicamente através de máquinas de buscas e de newletters.

Agora a força inexplorada da rede está na capacidade de criar comunidades de usuários com interesses em comum e é nesse ambiente que talvez seja possível responder a segunda pergunta do artigo, 'a opinião alheia e informal dentro da rede é muito maior que no mundo real', um exemplo claro está nas pessoas que atualizam o fonte dos sistemas operacionais Linux, ou dos jovens que realizam desafios em rede com jogos eletrônicos e mesmo nos fórums de discussão técnicos onde alguns colaboradores são rankeados de acordo com os seus skills e sucesso, nada melhor para quem precisa inflar o ego. Sites com esse modelo tem enorme potencial de crescimento, um exemplo é o site experts-exchange.com.
Em meu próximo artigo abordarei técnicas práticas para ajudar você a construir seu nome e o nome de sua empresa na Internet. Até lá!

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