
Mais uma da série real/virtual. Acabei de receber - pelo correio - o primeiro exemplar da revista "Second Life Brasil", que faz o caminho contrário do que tenho visto até agora: tira notícias do universo de pixels de Second Life e as imprime em papel - de muito boa qualidade, diga-se de passagem. A iniciativa é da brasileira Futuro Comunicação, mesma editora das revistas "EGM", "Nintendo World" e "Superdicas Playstation".A primeira edição, que está sendo vendida nas bancas da vida real por R$ 8,90, funciona como um excelente guia para os "noobs", isto é, os recém-chegados a Second Life. Ricamente ilustradas, as reportagens cobrem desde dicas preciosas para dar os primeiros passos no mundo virtual e melhorar o visual dos avatares até roteiros de cinemas e pontos de visitação imperdíveis em SL. Tem até uma espécie de coluna social, com a lista das personalidades - e seus respectivos apelidos - mais famosas de SL. Os anúncios, base de sustentação de qualquer publicação que precise sobreviver nas bancas, ainda são poucos e restritos a empresas baseadas no mundo real. A brincadeira vai começar a ficar interessante quando empresários de SL começarem a converter seus dólar-lindens em reais e anunciar seus produtos para além das fronteiras do virtual.
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