domingo, 27 de maio de 2007


O novo presidente da Abranet - Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet, Eduardo Parajo, esteve em Porto Alegre na quinta-feira, 17, em reunião com a diretoria da Internetsul. Durante o encontro, o Baguete Diário entrevistou o gestor, que informou os planos de sua gestão e comentou o mercado brasileiro de Internet.Segundo Parajo, a principal meta de sua administração é fomentar a união do segmento de Internet, buscar a aproximação das empresas e entidades para fortalecer e expandir o setor. Os projetos em detalhes você confere abaixo, na Entrevista da Semana.

Qual o motivo de sua visita ao Rio Grande do Sul?
Eduardo Parajo - Com a nova gestão da Abranet recém empossada, viemos alinhar detalhes para a realização de ações que possam fomentar o mercado de Internet gaúcho e brasileiro. Sempre tivemos um bom relacionamento com a Internetsul e, com esta visita, o objetivo é estreitar ainda mais estes laços. Pretendemos organizar ações conjuntas para movimentar o setor, aumentar a parcela de clientes das empresas e fidelizar as carteiras.

Quais as grandes promessas para a Internet brasileira em 2007?
Eduardo Parajo - O e-commerce, que tem apresentado um crescimento anual em torno de 80%, é uma grande tendência. Além disso, a banda larga também deve continuar se expandindo, bem como os serviços e produtos da área de wireless. Aplicativos de internet, como extranets e acesso remoto, também são campos promissores.
E quais os principais problemas enfrentados pelas empresas brasileiras de Internet?
Eduardo Parajo - Atualmente, a concorrência é o grande desafio a ser enfrentado. O mercado de Internet cresce no país, especialmente no Sul, e além de as empresas deste setor se proliferarem, aumenta também a inserção das companhias de Telecom neste nicho. As operadoras têm, cada vez mais, atendido diretamente ao consumidor final de Internet e, com isso, os provedores têm de buscar uma ampliação de portfólio, acrescentando acessórios e serviços de valor agregado à sua oferta. Outra forma de se sobressaírem é no atendimento: atender regionalmente, se aproximar do cliente, é uma forma de vencer as teles, cujo histórico de atendimento é ruim.
A atual presidência da Abranet é uma chapa de oposição. O que criticam na gestão passada?
Eduardo Parajo - Há algum tempo sentimos que os associados da Abranet notavam pouco a presença da entidade, ou seja, estavam carentes de ações, de serviços prestados e de um retorno mais efetivo. O que pretendemos mudar, com relação à gestão passada, é isso: vamos ouvir mais o associado, vamos nos aproximar dele, fazer com que os empresários falem o que querem e precisam, para podermos atender a estas demandas. Também faremos mais trabalhos em conjunto com associações locais, com o objetivo de estreitar o relacionamento com a Abranet, e reforçaremos a atuação junto a órgãos políticos, especialmente no que tange a leis que se referem à Internet.
Quais são os principais planos da nova gestão?
Eduardo Parajo - Vamos atuar fortemente para deixar claro ao público, mercado e governo qual é o papel do provedor. Existe muita divergência sobre isso e queremos esclarecer. Para isso, faremos eventos locais, reuniremos os associados, fecharemos parcerias de desenvolvimento e comerciais. Além disso, vamos criar rodadas de negócios, promovendo a aproximação entre as empresas para que, através de alianças, o setor se fortaleça. Buscaremos também o entendimento entre os associados - precisamos de união e coesão para levar os objetivos da Associação e do setor adiante.
Existem boatos sobre a indicação do presidente da PlugIn, Jaime Wagner, para compor o Comitê Gestor da Internet. O senhor confirma a informação?
Eduardo Parajo - Não desta forma. Queremos, sim, indicar um representante dos provedores e do Sul para o Comitê, mas o Jaime é um dos nomes. Ainda não temos definição a esse respeito.

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